quarta-feira, fevereiro 23, 2005

O QUADRADO MÁGICO DE LO SHU

Na História da China diz-se que por volta de 2005 a.c., uma nobre tartaruga apareceu no lendário Rio Lo carregando nas suas costas nove números ordenados numa grelha. A matriz da grelha corresponde aos oito trigramas de Pa Kua, concentrados à volta do nono centro de rotação. Os nove números estão posicionados de tal maneira que, quando somados na horizontal, na vertical ou na diagonal, o resultado é sempre 15, que é o número de dias que a Lua Nova leva a tornar-se Lua Cheia.
O quadrado exerce uma profunda e mítica influência no simbolismo chinês e a matriz tornou-se irremediavelmente ligada aos trigramas do futuro compromisso com o céu do Pa Kua . Ao mesmo tempo, o simbolismo da matriz estendeu-se entre os números e os quatro animais celestiais - o Dragão, o Tigre, a Tartaruga e a Fénix. A tão conhecida "magia" Lo Shu aparece fortemente nos métodos da "Compass School Feng Shui". Baseando-se nos números Lo Shu, pode-se calcular os bons e os maus dias para as diversas actividades.
Os chineses acreditam, desde sempre, que o universo é baseado em princípios matemáticos, números. Eles são a chave para as forças invisíveis que governam o céu e a terra.
Estudiosos que se dedicaram às origens da matriz Lo Shu especulam sobre as enormes similitudes entre os números da matriz e certos símbolos fundamentais de outras culturas, especialmente o antigo símbolo hebraico do Planeta Saturno que é semelhante ao símbolo criado pela sequência dos números da matriz Lo Shu.

Sem comentários: